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UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS REPERCUSSÕES PSÍQUICASEM MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 11:36
 

Autora: Angélia Marques dos Anjos

 

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo geral investigar as repercussões psíquicasem mães de crianças com complicações decorrentes da Síndrome Congênita pelo Zika Vírus, trazendo como objetivos específicos avaliar os sintomas indicativos de sofrimento psíquico e avaliar a autoestima dessas mães.Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. Os participantes da investigação foram as 15 mulheres, mães de filhos com Síndrome Congênita por Zika Vírus, de municípios da XII Regional de Saúde de Pernambuco. Foram aplicados dois instrumentos: o SRQ-20 - Self ReportQuestionnairee o instrumento de Avaliação de Autoestima. Os instrumentos avaliaram sintomas indicativos de sofrimento mental e contabilizaram os menores índices de autoestima, respectivamente.Como resultados foi observada a frequência do sofrimento mental no grupo de 15 (100%) mulheres entrevistadas, percebendo-se que 66,7% (n=10) apresentaram resultado positivo para o sofrimento mental e 33,3% (n=5), ausência de sofrimento mental, segundo o ponto de corte adotado no estudo (resultado ≥7 respostas sim). Já a análise do instrumento para avaliação da autoestima demonstrou que após a contagem dos resultados, a prevalência de respostas das mulheres investigadas concentrou-se nos escores indicativos a fases de transição: ―Tendência a baixa autoestima‖ (26,7%) e ―Tendência a boa autoestima‖ (73,3%). Concluiu-se que os dados apresentados nos resultados chamam a atenção para a necessidade de cuidados em relação a essas mães e, ao mesmo tempo, para um possível potencial adaptativo frente a situações adversas.


Palavras-chave: Zika vírus; Microcefalia; Mães; Estresse Psicológico

 


EP

Uma pesquisa e seus encontros: construção de intervenção em uma rede municipal de saúde

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 13:53
 

Autora: Janaina Feitosa do Nascimento Monteiro

 

Resumo
Descrever o processo de construção e implantação da intervenção “reuniões entre níveis de atenção” na rede de saúde do município de Caruaru, Pernambuco. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritivo, que utilizou técnicas de observação direta e análise de conteúdo de relatórios e documentos oficiais, realizado no período de junho de 2016 a agosto de 2017. A construção da intervenção foi norteada pela estratégia da pesquisa ação participativa, com envolvimento de profissionais da rede de saúde, gestores e pesquisadores. Durante o processo, foram realizadas reuniões mensais deliberativas para aprimorar e monitorar a proposta. A intervenção “reuniões entre níveis de atenção” contou com três componentes: Interconsulta remota entre níveis, construção e implantação da Linha de Cuidado em Diabetes e Discussão conjunta de casos em saúde mental, tendo como eixo transversal, a Educação em saúde. A experiência possibilitou análise coletiva de problemas e propostas de enfrentamento, a partir de olhares diversificadas, considerando experiências, nível de atuação e governabilidade. As mudanças no contexto repercutiram em ajustes no desenho da intervenção. As atividades realizadas possibilitaram melhorar conhecimentos e aproximação entre os profissionais de diferentes níveis de atenção.


Palavras-chave: Assistência integral à saúde; Atenção primária em saúde; Comunicação em saúde; Integralidade; Encaminhamento e consulta.

 


UM RODÍZIO ENVOLVENDO ENSINO A DISTÂNCIA NA RESIDÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

por Portal ESPPE - segunda, 25 nov 2024, 11:04
 

Autor: DEBORA CARLA PEREIRA CALADO

 

Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a experiência de rodízio opcional no setor de Ensino a Distância da ESPPE. A metodologia é baseada no estudo descritivo, qualitativo, no modelo de relato de experiência. No que se refere aos resultados durante o processo, a análise documental do edital de credenciamento dos instrutores educacionais nº 02/2023 e o desenvolvimento do projeto “Biblioteca Virtual da Reforma Sanitária Brasileira”, permitiram uma maior compreensão da potencialidade e flexibilidade do AVA como instrumento pedagógico. A atualização da plataforma também foi algo significante, pois viabilizou a incorporação de novas ferramentas ao AVA, como o VLibras e ouvidoria, tornando o espaço mais democrático e inclusivo. Nesse sentido, além dos diversos cenários citados, o AVA se apresenta como mecanismo para efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, ao possibilitar ao corpo discente de pós-graduação da ESPPE, um ambiente virtual favorável para as discussões sobre as mudanças das práticas de saúde no processo de trabalho.


Palavras-chave: 1. ensino à distância 2. tecnologias da informação e comunicação 3. educação permanente em saúde.