Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a experiência de rodízio opcional no setor de Ensino a Distância da ESPPE. A metodologia é baseada no estudo descritivo, qualitativo, no modelo de relato de experiência. No que se refere aos resultados durante o processo, a análise documental do edital de credenciamento dos instrutores educacionais nº 02/2023 e o desenvolvimento do projeto “Biblioteca Virtual da Reforma Sanitária Brasileira”, permitiram uma maior compreensão da potencialidade e flexibilidade do AVA como instrumento pedagógico. A atualização da plataforma também foi algo significante, pois viabilizou a incorporação de novas ferramentas ao AVA, como o VLibras e ouvidoria, tornando o espaço mais democrático e inclusivo. Nesse sentido, além dos diversos cenários citados, o AVA se apresenta como mecanismo para efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, ao possibilitar ao corpo discente de pós-graduação da ESPPE, um ambiente virtual favorável para as discussões sobre as mudanças das práticas de saúde no processo de trabalho.
Palavras-chave: 1. ensino à distância 2. tecnologias da informação e comunicação 3. educação permanente em saúde.