Programação

Página principal do curso

  • MAPA DE SAÚDE MACRORREGIONAL 

     O instrutivo de nº 2 faz parte da “Coletânea do Planejamento Regional Integrado de Pernambuco”, e trata sobre a elaboração dos Mapas Macrorregionais de Saúde do Estado sob a lógica do Planejamento Regional Integrado (PRI). O PRI faz parte do processo de planejamento do SUS, por meio do qual se torna possível a organização do sistema de saúde no território, com a finalidade de garantir o acesso e a resolubilidade das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

    As discussões do PRI se darão em espaços regionais e macrorregionais, que deverão garantir resolutividade, segundo a Resolução CIT nº 27/2018. Para se implementar o PRI no Estado, é necessário não só reconhecer a divisão político administrativa das macrorregiões, mas conhecer o que se quer organizar, ou seja, realizar uma análise situacional do território. É importante uma Regionalização Sanitária, que segundo Eugênio Vilaça Mendes (2011) é assim denominada, pois baseia-se nas necessidades da população e nos fluxos reais da assistência.

    Este instrutivo vem trazer direcionamentos para a construção dos Mapas Macrorregionais de Saúde de Pernambuco. É uma produção que procura trazer a leveza visual e linguística para melhor compreensão do conteúdo e sanar dúvidas na hora da elaboração. Algumas destas poderão ser solucionadas através de referências sugeridas no final do documento, como também, pode-se recorrer a outras fontes, como o Instrutivo nº 01: Mapa de Saúde Regional (versão nº 2). Espera-se que o presente instrutivo possibilite o resgate da essência do que se propõe para um Mapa da Saúde, segundo o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, bem como subsidiar estratégias para a gestão em saúde, impulsionando o Planejamento Regional Integrado.