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DESCENTRALIZAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE LGBT EM PERNAMBUCO

por Portal ESPPE - segunda, 25 nov 2024, 10:29
 

Autor: SAULO ANTONIO RODRIGUES PINTO

 

Resumo
O presente estudo busca refletir sobre os principais desafios na descentralização da política LGBT no interior de Pernambuco. Teve como objetivo compreender a inserção dessa política estratégica na agenda política dos gestores e a garantia de direitos das pessoas LGBT no acesso à saúde pública. A partir de uma análise documental associada a uma observação participante, utilizando um diário de campo, buscou-se compreender como essa temática tem sido pensada e tratada. Discussão que exige maiores comprometimentos, com um olhar da gestão regional adequada para construção de um modelo de saúde capaz de olhar as particularidades, garantindo que as pessoas LGBT, no tocante ao atendimento de suas demandas específicas de saúde, tenham garantida a dignidade e o respeito que lhes é devido por sua condição humana. Os achados da pesquisa apontam uma necessária atenção para recursos humanos qualificados para que os desafios sejam superados e o fortalecimento da Educação Permanente.


Palavras-chave: saúde pública; LGBT; sistema único de saúde; direitos sociais.

 


Descomplicando: Introdução à bioestatística e Estudos epidemiológicos

por ESPPE Portal EAD - sexta, 1 set 2023, 08:34
 
Esse material está dividido em quatro unidades: a primeira apresenta uma introdução à bioestatística e estudos epidemiológico; a segunda tratará da estatística descritiva associado aos dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado de Paraíso; a terceira unidade trabalha a estatística inferencial e; a última, aborda os tipos de estudos epidemiológicos a partir da produção científica referente à COVID-19 e outras temáticas.

DESENVOLVIMENTO DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA VII REGIÃO DE SAÚDE DE PERNAMBUCO

por Portal ESPPE - segunda, 25 nov 2024, 10:38
 

Autor: CÍNTIA IRINÉA DE OLIVEIRA

 

Resumo
Este estudo objetivou desenvolver planos municipais de Educação Permanente em Saúde de forma integrada e colaborativa com os municípios da VII Região de Saúde de Pernambuco, para esse, o método utilizado baseou-se na pesquisa-ação, quanto referência teórica, com abordagem qualitativa. Quanto ao local, foi realizada na VII Região de Saúde de Pernambuco, localizada no sertão central de Pernambuco com ações articuladas e realizadas junto à VII Gerência Regional de Saúde e Comissão de Integração Ensino-Serviço Regional. Nas seguintes etapas: Coleta de dados, análise documental, caracterização da Educação Permanente em Saúde, oficinas regionais e municipais e elaboração do documento orientador, no período de setembro de 2023 a fevereiro de 2024. Obtendo como resultados: Na análise documental foi observado que a VII regional reconhece a relevância das ações de Educação Permanente em Saúde, mas as mesmas ainda acontecem de maneira incipiente e ainda sem o planejamento das ações em nível municipal e como prioridade da gestão em saúde no território, para a etapa de caracterização e planejamento das oficinas foram utilizadas as respostas do formulário eletrônico, com participação ativa dos colaboradores da pesquisa, nas oficinas foram trabalhados os importantes eixos para a existência de uma Educação em Saúde de qualidade e elaborado o documento orientador, esse tem função de material instrutivo e subsidia a elaboração dos planos municipais. Constata-se a partir de cada etapa desenvolvida e nos encontros com a Comissão de Integração Ensino-Serviço regional e demais atores estratégicos dos municípios que a pesquisa foi satisfatória, demarcada a partir da capacidade de articulação técnica e aplicação prática por parte dos envolvidos, driblando a ausência de recursos e não priorização da gestão, mas acreditando no potencial transformador da realidade que pressupõe a Educação Permanente em Saúde.


Palavras-chave: educação em saúde; educação permanente; gestão em saúde.

 


Desigualdades Raciais em Saúde: Um Chamado para a Implementação da PNSIPN em Goiana-PE

por Portal ESPPE - segunda, 25 nov 2024, 10:50
 

Autor: MÔNICA DA SILVA PEREIRA

 

Resumo
Objetivo: Analisar a ausência da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) na XII Gerência Regional de Saúde (GERES) de Pernambuco no que tange às condições de saúde - sobretudo os indicadores de homicídio - da população negra no município de Goiana. Métodos: Para o desenvolvimento deste artigo, foi realizado um estudo epidemiológico descritivo transversal referentes aos homicídios ocorridos no município de Goiana - PE, no período de 2018 a 2022. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do setor de Vigilância em Saúde e posteriormente tabulados via Excel. Embora idade e sexo constituam as variáveis importantes na predição do risco de vitimização violenta, a raça/cor é a categoria central de análise da referida pesquisa. Resultados: Após a análise dos dados extraídos foi possível identificar a predominância da população negra em todos os anos em relação aos casos de homicídio em Goiana, com uma diferença de 84,66% das notificações entre população negra e população branca. Conclusão: Os resultados obtidos pela referida pesquisa, acerca dos homicídios, constatam a necessidade da urgência na implementação da PNSIPN diante da evidente ausência do debate racial na avaliação e construção dos indicadores.


Palavras-chave: Estudo epidemiológico, PNSIPN, Homicídio, Necropolítica, Goiana – PE.

 


DESMAME DE TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: SUGESTÃO DE UM PROTOCOLO

por Portal ESPPE - segunda, 25 nov 2024, 11:02
 

Autor: SUZANA BEATRIZ CARNEIRO DOS SANTOS

 

Resumo
Objetivo: Sugerir um protocolo de desmame de terapia nutricional enteral e parenteral na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do interior de Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa do tipo pesquisa-ação. Inicialmente, foi aplicado um formulário para verificar o perfil sociodemográfico da equipe multiprofissional atuante na UTI, bem como a percepção acerca do desmame de Terapia Nutricional Enteral (TNE) e Parenteral (TNP). Posteriormente, foi realizada uma ação de educação permanente associada à implantação de um protocolo referente ao desmame de TNE e TNP. Ao final, houve a aplicação de um segundo formulário para comparar a percepção dos profissionais antes e após a intervenção. Resultados: Responderam ao formulário inicial 27 participantes, sendo 8 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros, 5 nutricionistas, 4 fisioterapeutas, 1 médico, 1 assistente social e 1 psicólogo. A maioria eram do sexo feminino (77,8%), predominou a faixa etária entre 30 e 49 anos (63%). A maior parte possuía mais de 15 anos de formação (29,6%). A maioria dos profissionais possuía qualificação adicional (66,7%) e atuavam na UTI há cerca de 6 a 10 anos (25,9%). Observou-se que após a intervenção houve melhora da percepção da equipe em relação ao percentual de aceitação alimentar a ser considerado, ao momento ideal para suspender a TNP, a suspensão abrupta de TNE e TNP e seus malefícios, bem como maior conhecimento dos profissionais acerca das recomendações sobre desmame das terapias nutricionais. Conclusão: Por meio da intervenção foi possível implantar o protocolo referente ao desmame de TNE e TNP na UTI e padronizar a conduta da equipe multiprofissional. A ação de Educação Permanente pautada em evidências científicas foi uma ferramenta fundamental para a melhor percepção dos profissionais a respeito do tema e o empenho da equipe multiprofissional em aderir ao protocolo implantado no setor.


Palavras-chave: nutrição enteral; nutrição parenteral; paciente crítico; terapia nutricional.

 


DESMAME DE TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL E PARENTERAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: SUGESTÃO DE UM PROTOCOLO

por Portal ESPPE - segunda, 25 nov 2024, 11:02
 

Autor: SUZANA BEATRIZ CARNEIRO DOS SANTOS

 

Resumo
Objetivo: Sugerir um protocolo de desmame de terapia nutricional enteral e parenteral na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital do interior de Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa do tipo pesquisa-ação. Inicialmente, foi aplicado um formulário para verificar o perfil sociodemográfico da equipe multiprofissional atuante na UTI, bem como a percepção acerca do desmame de Terapia Nutricional Enteral (TNE) e Parenteral (TNP). Posteriormente, foi realizada uma ação de educação permanente associada à implantação de um protocolo referente ao desmame de TNE e TNP. Ao final, houve a aplicação de um segundo formulário para comparar a percepção dos profissionais antes e após a intervenção. Resultados: Responderam ao formulário inicial 27 participantes, sendo 8 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros, 5 nutricionistas, 4 fisioterapeutas, 1 médico, 1 assistente social e 1 psicólogo. A maioria eram do sexo feminino (77,8%), predominou a faixa etária entre 30 e 49 anos (63%). A maior parte possuía mais de 15 anos de formação (29,6%). A maioria dos profissionais possuía qualificação adicional (66,7%) e atuavam na UTI há cerca de 6 a 10 anos (25,9%). Observou-se que após a intervenção houve melhora da percepção da equipe em relação ao percentual de aceitação alimentar a ser considerado, ao momento ideal para suspender a TNP, a suspensão abrupta de TNE e TNP e seus malefícios, bem como maior conhecimento dos profissionais acerca das recomendações sobre desmame das terapias nutricionais. Conclusão: Por meio da intervenção foi possível implantar o protocolo referente ao desmame de TNE e TNP na UTI e padronizar a conduta da equipe multiprofissional. A ação de Educação Permanente pautada em evidências científicas foi uma ferramenta fundamental para a melhor percepção dos profissionais a respeito do tema e o empenho da equipe multiprofissional em aderir ao protocolo implantado no setor.


Palavras-chave: nutrição enteral; nutrição parenteral; paciente crítico; terapia nutricional.

 


DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE E A SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 15:01
 

Autora: WANESSA MARIA DE OLIVEIRA CORREIA

 

RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) e a Síndrome Congênita do Vírus Zika em Caruaru/PE no período de 1º de julho de 2015 a 31 de dezembro de 2016. Para o alcance dos objetivos propostos, a metodologia utilizada foi de abordagem quantitativa de cunho explicativo, por meio de um questionário semiestruturado.
No primeiro momento, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, permitindo uma maior aproximação com o tema. Posteriormente, foram feitas 17 entrevistas, para aplicação dos questionários. A pesquisa foi feita com genitoras residentes em Caruaru que tiveram crianças nascidas neste período e diagnosticadas com Síndrome Congênita do Vírus Zika. Dentre os resultados obtidos, um dos que mais apontam a relação dos Determinantes sociais é a precariedade que algumas famílias vivem. Os dados mostram que 41,18% das famílias não tem coleta de lixo. Outro dado é a respeito das famílias que não tem Unidade Básica de Saúde próxima a sua residência (64,71%), o que as deixa em condições de vulnerabilidade. Com base nos dados levantados, chegou-se à conclusão que os DSS têm ligação direta com o Zika, vitimizando principalmente as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, com baixa renda familiar e baixos níveis de escolaridade, além de dificuldades de acesso a bens e serviços de saúde.


Palavras-chave: Determinantes Sociais de Saúde. Vulnerabilidade. Vírus Zika.

 


DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE GOIANA

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 14:36
 

Autora: MAURIANNY PALMEIRA DA COSTA

 

RESUMO

Objetivo: Levando em consideração a magnitude da Tuberculose no mundo, nas Américas, no Brasil e no estado de Pernambuco, este estudo se propõe a verificar o Programa de Controle da Tuberculose no município de Goiana – PE, com o intuito de revelar o nível que se encontra as unidades de saúde da família. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter descrito e transversal, sendo estudadas as (23) unidades do município, para os componentes de estrutura e processo por meio da aplicação de um questionário. Para análise dos dados foi utilizado o Programa Microsoft Excel 2010. Resultados: Revelam fragilidades no componente vigilância e mostra unidades classificadas em nível baixo para o componente educação, com mínimo e máximo variando de (0) a (100). Conclusão: Esta classificação constitui importante ferramenta para tomada de decisão tanto pela gestão como pelas equipes de saúde potencializando o processo de trabalho.


Palavras Chave: Tuberculose, Programa de Controle da Tuberculose, Saúde Pública.

 


Diretrizes Esppe para construção dos cursos autoinstrucionais

por Esppe EAD - segunda, 1 jul 2024, 15:07
 

Esse formato de curso é um modelo de Ensino a Distância (EaD)que vem se popularizando nos últimos anos. Ele se difere de outrasmodalidades de cursos por garantir a autonomia e independênciado estudante por meio de um material autoexplicativodisponibilizado em plataforma on-line, sem a necessidade demediação/suporte de um tutor/docente (Ramos, 2010). Ademais,de acordo com o Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, queregulamenta o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº9.394/96, “Educação a Distância (EaD) é uma forma de ensino quepossibilita a autoaprendizagem com a mediação de recursosdidáticos sistematicamente organizados, apresentados emdiferentes suportes de informação, utilizados isoladamente oucombinadas, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”(BRASIL, 1998)

Os cursos autoinstrucionais permitem que os estudantes possamse matricular de forma independente e a qualquer tempo; além deacessarem e acompanharem os materiais didáticos e conteúdosdisponíveis conforme seu ritmo de aprendizagem e também, deacordo com a sua disponibilidade de tempo (Oliveira, 2018).

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