EP

ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA VII REGIONAL DE SAÚDE- SALGUEIRO NOS ESPAÇOS DE GOVERNANÇA REGIONAL

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 11:32
 

Autora: RUTE BENTO DE SALES

 

RESUMO
OBJETIVO: Analisar o processo de construção da rede de atenção psicossocial na VII regional de saúde- Salgueiro, através dos espaços de governança, colegiado gestor de saúde mental e Comissão intergestores regional (CIR).
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo de caso, com análise interpretativa, do tipo documental de dados primários. A análise do estudo foi realizada a partir de documentos oficiais, como as atas do colegiado de gestão regional de saúde mental, referente ao período de 2014 a 2015 e atas da CIR no período de 2010 a 2015 da VII Região de Saúde-PE. RESULTADOS: O colegiado regional de saúde mental configura em um espaço de discussão composto por todos os coordenadores de saúde mental dos municípios que compõe a VII regional de saúde, sendo de fundamental importância o aprimoramento desta rede de assistência. O referido colegiado é composto pela coordenadora de saúde mental da regional, sete coordenadores pertencentes aos municípios de Verdejante, Belém de São Francisco, Terra Nova, Cedro, Salgueiro, Mirandiba e Serrita. Quanto aos municípios de Salgueiro e Terra Nova, não possuem coordenadores, sendo então representados pelos coordenadores da atenção básica dos seus respectivos municípios. Foram coletadas no presente estudo cinco atas, em todo o período de 2014 a 2015. No estudo descrito foram coletados três documentos referentes às deliberações pactuadas sobre a rede de atenção psicossocial (RAPS) na comissão Intergestores Regional, como resoluções internas, que configura um documento originado de reuniões da CIR.
CONCLUSÕES: A realização desse estudo possibilitou identificar a falta de reuniões sistemáticas no processo de condução das atividades do colegiado gestor de saúde mental da VII Regional. Dessa forma, é necessário buscar a garantia da priorização da temática de saúde mental na agenda da CIR e formalizar as discussões em atas, relatórios, entre outros, de forma a subsidiar as ações na Raps.


PALAVRAS CHAVES: Rede de atenção psicossocial. Colegiado regional de saúde mental. Governança.

 

» Acervo