domingo, 14 abr 2024, 19:56
Site: Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco
Curso: Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE)
Glossário: Acervo
I

Itinerário terapêutico de motociclistas acidentados da IV Regional de Saúde de Pernambuco

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 13:52
 

Autora: Isabella Nayara Santos Silva

 

RESUMO

Introdução: Acidentes de transporte terrestre representam um importante problema para a saúde pública mundial em decorrência das altas taxas de mortalidade e morbidade relacionadas ao assunto. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), os motociclistas apresentam a segunda maior taxa de internação hospitalar por acidente de trânsito. Objetivo: Conhecer o itinerário terapêutico de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito atendidos no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra do Recife no ano de 2016. Método: Estudo descritivo cuja população foi composta por motociclistas maiores de 18 anos que sofreram acidente de trânsito terrestre e estavam internados no setor de trauma do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra entre os meses de maio a agosto de 2016, cujos municípios de ocorrência do acidente pertencem à IV Regional de Saúde do Estado de Pernambuco. Realizou-se a abordagem qualitativa e através de entrevista semi-estruturada os dados fora analisados com base na Análise de Conteúdo temática de Minayo. Resultados: Seis entrevistados, todos do sexo masculino, oriundos do estado de Pernambuco, com predominância de raça autorreferida, parda. Majoritariamente estavam na faixa etária de 20 – 29 anos. Quanto à escolaridade houve equivalência entre o ensino fundamental, completo ou incompleto e o ensino médio, completo ou incompleto. Todos os entrevistados encontravam-se empregados. A maioria possuía remuneração menor que dois salários mínimos. Nenhum dos entrevistados possuía plano de saúde privado. Entre os Eixos Temáticos considerados observou-se que os primeiros-socorros foram prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que conduziu os acidentados para hospitais de municípios da IV regional de saúde. Segundo os entrevistados os motivos das transferências hospitalares se deram pela falta de médicos especialistas e pela superlotação no Hospital Regional do Agreste (HRA). Conclusão: Este estudo sobre itinerário terapêutico de motociclistas acidentados possibilitou obter um panorama do perfil das vítimas de acidentes de moto na IV Região de Saúde de Pernambuco. Os subsídios gerados pelos resultados possibilitam os gestores obter maior conhecimento a cerca do perfil de motociclistas
acidentados e da utilização e limitações dos serviços de um hospital da Rede de Urgência e Emergência.


Palavras – chave: Acidentes de trânsito. Emergências. Morbidade. Mortalidade. Motocicletas. Serviços de Saúde.

 

L

LINHAS DE CUIDADO DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 14:58
 

Autora: WAGNA SAMY ALVES DOS SANTOS

 

 

Livro didático do curso autoinstrucional Planejamento e Orçamento no SUS

por ESPPE Portal EAD - sexta, 10 nov 2023, 08:47
 
O Planejamento Regional Integrado (PRI) e a organização de Regiões de Saúde expressam as responsabilidades dos Gestores em relação à população do território quanto à integração da constituição sistêmica do SUS, evidenciando o conjunto de diretrizes, objetivos, metas, ações e serviços para a garantia do acesso e da resolubilidade da atenção por meio da organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), observando os Planos de Saúde dos três entes federados..

Livro didático do Curso Educação e Prevenção aos Acidentes de Motos

por ESPPE Portal EAD - sexta, 1 set 2023, 08:34
 
O Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes de Moto (CEPAM), instituído pelo Governo do estado de Pernambuco, através do Decreto n. 36.568, em maio de 2011, tem o objetivo de estabelecer parcerias intersetoriais e interdisciplinares com entidades que apresentam interface com os acidentes de transporte e suas consequências; sensibilizar os formuladores de políticas, as instituições envolvidas e a comunidade sobre a situação dos acidentes de moto, seus efeitos sociais e de saúde e as formas de evitá-los. Visando a operacionalização no território de ações que possam prevenir os acidentes de moto e consequentemente evitar as mortes e lesões no trânsito, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), por meio da Coordenação do CEPAM em parceria com ESPPE e articulada com a Operação Lei Seca (OLS), a SEVSAP, o DETRAN/PE, o CETRAN/PE, o DER/PE e com a PRF/PE define como uma de suas ações educacionais a construção e o desenvolvimento do Curso Autoinstrucional de Educação e Prevenção aos Acidentes de Motocicleta: no trânsito, Pernambuco escolhe a vida!

Livro didático do Curso Introdutório ao SUS

por ESPPE Portal EAD - sexta, 1 set 2023, 08:34
 
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que surge no processo de redemocratização do Brasil, visando assegurar a Saúde como um direito previsto por lei a todos os cidadãos. Nesse contexto, a ESPPE reconhece a necessidade de ofertar este curso para auxiliar profissionais e gestores que estão chegando no âmbito do SUS, a compreenderem o seu funcionamento, tomando contato com os principais campos institucionais, nas diferentes áreas de atuação da gestão estadual na saúde. Dessa forma, este curso objetiva promover a compreensão a respeito da organização e funcionamento do SUS, com ênfase no nível de gestão do governo estadual de Pernambuco.

Livro do Curso - Atenção às pessoas com transtorno do espectro autista na atenção primária à saúde

por Esppe EAD - segunda, 1 abr 2024, 14:28
 

Esse curso foi pensado com objetivo de qualificar a atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) na atenção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para o conhecimento teórico-prático a respeito da temática em questão.

Os conteúdos do curso foram distribuídos em 6 (seis) Módulos:

  • Módulo 1 - Desconstruindo concepções presentes no imaginário social sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • Módulo 2 - Diagnóstico do TEA: responsabilidade, significado e implicações do processo.
  • Módulo 3 - Direitos das pessoas com TEA: cidadania e políticas públicas.
  • Módulo 4 - Atenção Primária à Saúde e o cuidado às pessoas com TEA: diretrizes e a organização da rede de atenção à saúde.
  • Módulo 5 - Atenção Primária à Saúde e o cuidado às pessoas com TEA: o cuidado multiprofissional.
  • Módulo 6 - Atenção Primária à Saúde e o cuidado às pessoas com TEA: habilitação/reabilitação e a referência e contrarreferência.

Livro do Curso para Agentes de Segurança na Abordagem às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

por Esppe EAD - segunda, 1 abr 2024, 14:30
 

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar sensibilidades diferentes aos estímulos ambientais, podendo ser mais ou menos sensíveis do que o habitual. Isso significa que, para elas, luzes e cores podem ser muito brilhantes, sons podem ser muito intensos, conversas podem ser difíceis, odores podem ser muito fortes e sensações táteis podem ser muito intensas.

Essas características podem levar pessoas com TEA a apresentar comportamentos, ações e reações diferentes do esperado socialmente. Isso pode gerar más interpretações e dificuldades em abordagens em situações com agentes de segurança, que podem não compreender essas especificidades e não identificar essas pessoas.

Nesse sentido, a Escola de Governo em Saúde Pública, a Coordenação da Pessoa com Deficiência e a Gerência de Saúde Mental, da Secretaria Estadual de Saúde, elaboraram este curso para capacitar agentes de segurança. O curso visa promover uma abordagem respeitosa e compreensiva das características particulares do TEA e suas implicações, para que esses agentes possam atuar de forma mais adequada junto a esse público.

Os conteúdos do curso foram distribuídos em 4 (quatro) Módulos:

  • Módulo 1 - Conhecendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Desconstruindo conceitos, formas de etiquetagem e a descoberta de uma forma particular de estar no mundo.
  • Módulo 2 - Leis e diretrizes para o cuidado da pessoa com TEA: do sujeito de direitos ao direito de ser autista.
  • Módulo 3 - Compreendendo as questões sensoriais no autismo para melhoria nas abordagens por agentes de segurança.
  • Módulo 4 - A Pessoa Autista e o Agente de Segurança se encontram: caminhos possíveis no atendimento de ocorrências.

Livro do Curso para cuidadores de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)

por Esppe EAD - segunda, 1 abr 2024, 14:30
 

Um aspecto importante para os cuidadores de pessoas com TEA é aprender a lidar com eles. As características do TEA, no que se referem às dificuldades de comunicação e linguagem, podem se apresentar como desafios no cuidado e no laço entre o(a) cuidador(a) e a pessoa com TEA, assim como outras particularidades deste transtorno. Pensando nisso, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, por meio da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), elaborou este curso com o objetivo de oferecer a esses(as) cuidadores(as) um melhor direcionamento para atuar diante desse novo cenário, no cuidado e atenção às pessoas com TEA.

Os conteúdos do curso foram distribuídos em 5 (cincos) Módulos:

  • Módulo 1 - A pessoa com Transtorno do Espectro Autista enquanto pessoa com deficiência e seus direitos.
  • Módulo 2 - Transtorno do Espectro Autista: características, níveis, processo diagnóstico e projeto terapêutico singular.
  • Módulo 3 - O cuidado integral às pessoas com Transtornos do Espectro Autista.
  • Módulo 4 - O cuidador como agente fundamental no processo do cuidado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
  • Módulo 5 - Cuidando de quem cuida.

Livro do Livro do Curso para cuidadores de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)

por Esppe EAD - segunda, 1 abr 2024, 14:31
 

Este curso foi desenvolvido com o objetivo de atualizar os professores e profissionais da educação sobre práticas inclusivas no ambiente escolar e as especificidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para o conhecimento nessa área.

Os conteúdos do curso foram distribuídos em 6 (seis) Módulos:

  • Módulo 1 - Identificando o estudante com TEA e reconhecendo seus direitos.
  • Módulo 2 - A política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Módulo 3 - Contribuições da neurociência e da psicologia para a compreensão das especificidades do estudante com TEA.
  • Módulo 4 - Práticas inclusivas para favorecer o processo educativo do estudante com TEA (parte 1).
  • Módulo 5 - Práticas inclusivas para favorecer o processo educativo do estudante com TEA (parte 2).
  • Módulo 6 - A família e a educação dos estudantes com TEA.
M

Manual de Normalização de Trabalhos ESPPE

por Administrador EAD - quarta, 6 dez 2023, 10:47
 
A importância da normalização de trabalhos acadêmicos recai em premissas básicas relacionadas à produção e disseminação do conhecimento, tais como: garantir a veracidade e segurança das informações; facilitar a circulação de informações (dados) em diversas fontes de informação e evitar a duplicidade de fontes (MELO et al., 2012). Para dar credibilidade ao trabalho acadêmico os autores devem seguir as diretrizes e normas de apresentação editadas pela da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e adotadas pelas instituições de ensino superior (IES) através de manuais publicados e adaptados para a sua realidade (MENDONÇA et al., 2012). Assim, este manual objetiva orientar a formatação das publicações técnico-científicas produzidas por discentes de cursos oferecidos pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) seguindo as normas da ABNT, aplicáveis à elaboração dos trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios de estágio, atividades avaliativas, etc.), além de informações sobre citação e referências no estilo Vancouver.