domingo, 14 abr 2024, 21:11
Site: Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco
Curso: Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE)
Glossário: Acervo
D

DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE GOIANA

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 14:36
 

Autora: MAURIANNY PALMEIRA DA COSTA

 

RESUMO

Objetivo: Levando em consideração a magnitude da Tuberculose no mundo, nas Américas, no Brasil e no estado de Pernambuco, este estudo se propõe a verificar o Programa de Controle da Tuberculose no município de Goiana – PE, com o intuito de revelar o nível que se encontra as unidades de saúde da família. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter descrito e transversal, sendo estudadas as (23) unidades do município, para os componentes de estrutura e processo por meio da aplicação de um questionário. Para análise dos dados foi utilizado o Programa Microsoft Excel 2010. Resultados: Revelam fragilidades no componente vigilância e mostra unidades classificadas em nível baixo para o componente educação, com mínimo e máximo variando de (0) a (100). Conclusão: Esta classificação constitui importante ferramenta para tomada de decisão tanto pela gestão como pelas equipes de saúde potencializando o processo de trabalho.


Palavras Chave: Tuberculose, Programa de Controle da Tuberculose, Saúde Pública.

 

E

Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 15:47
 
RESUMO: São analisados os constructos teóricos da educação interprofissional com base em duas revisões de literatura, considerado o contexto da formação dos profissionais de saúde no Brasil. Identificam-se três tipos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional, com predomínio da primeira, que ocorre entre estudantes de uma mesma profissão de forma isolada; a segunda, entre estudantes de duas ou mais profissões de forma paralela, sem haver interação, e na terceira há aprendizagem compartilhada, com interação entre estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas. Destaca-se a distinção entre interprofissionalidade e interdisciplinaridade, referidas, respectivamente, como a integração das práticas profissionais e das disciplinas ou áreas de conhecimento. Mediante a análise apresentada, conclui-se que no contexto brasileiro, a educação interprofissional, base para o trabalho em equipe colaborativo, ainda está restrita a iniciativas recentes, que merecem estudo.

Educação Interprofissional Inovações no Cenário Brasileiro

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 16:12
 
Trabalhar de comum acordo ou trabalhar com outros? A regulamentação de uma atividade profissional serve à reserva de mercado ou à proteção dos usuários das práticas regulamentadas? A definição de atribuições privativas das profissões serve ao projeto de formação e desenvolvimento profissional ou serve à delimitação de exclusividade sobre determinados campos de prática e, portanto, à perenidade das profissões? A profissionalização representa delimitação precisa de territórios de atuação ou capacidade de conexão com demandas pelos saberes profissionais?

Educação interprofissional na atenção à saúde: melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 15:30
 
A finalidade da reunião de três dias foi convocar representantes dos ministérios da saúde, ministérios da educação, associações profissionais e instituições acadêmicas dos países da América Latina e Caribe para oferecer aportes e estimular discussões com respeito às bases metodológicas,estrutura e fundamentos para a educação interprofissional (EIP), bem como para compreender as experiências dos diferentes países com a EIP e com as práticas colaborativas.

Educação Interprofissional Prática colaborativa na Atenção Primária a Saúde

por ESPPE Portal EAD - quarta, 7 jul 2021, 15:51
 
O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro prevê a integralidade das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde pautada na identificação dos determinantes e condicionantes sociais de saúde da população, nas práticas intersubjetivas e na articulação entre os serviços da rede de atenção. A crescente complexidade das necessidades de saúde dos usuários/população, as mudanças do perfil demográfico e de morbimortalidade com o envelhecimento e aumento das doenças crônicas aponta para um novo perfil profissional caracterizado pela colaboração interprofissional.

ESTUDO DE VIABILIDADE DE MUDANÇA DO MUNICÍPIO DE CABROBÓ-PE DA VIII PARA A VII REGIÃO DE SAÚDE

por ESPPE Portal EAD - quarta, 9 nov 2022, 13:01
 

O objetivo deste estudo é analisar a viabilidade do município de Cabrobó no tocante à mudança de Região de Saúde da Região de Origem (VIII GERES) para a Região Solicitada (VII GERES), tendo em vista a análise situacional de saúde à luz das potencialidades e fragilidades apresentadas diante das peculiaridades do rol de ações e serviços de saúde ofertados em cada região.

Experiências da Formação em Saúde Mental Infantojuvenil em Pernambuco

por ESPPE Portal EAD - sexta, 1 set 2023, 08:34
 
“Formação em saúde mental na linha de cuidado infantojuvenil” é uma obra singular pela sensibilidade, conhecimento técnico e ética na abordagem da temática, e tem como objetivo evidenciar as experiências da Formação em Saúde Mental Infantojuvenil através dos encontros produzidos. É uma produção feita por profissionais com vivências na gestão e assistência dos serviços - especialmente da saúde, mas também da assistência social, educação e judiciário - nos territórios, no espaço acadêmico, partindo de um solo fertilizado pela Reforma Psiquiátrica e que concebem a troca de experiências entre si como parte fundamental da produção de um cuidado em saúde mental com crianças e adolescentes.

Experiencias em Educação em Saúde em Pernambuco

por ESPPE Portal EAD - sexta, 1 set 2023, 08:34
 
Esta publicação é um dos produtos do projeto intitulado Política Estadual de Educação permanente em Saúde e Integração Ensino-Serviço em Pernambuco, premiado no Edital 2015 do Prêmio INOVASUS - Gestão da Educação na Saúde e viabilizado por meio de Carta Acordo celebrada entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O Prêmio INOVASUS foi criado pelo Ministério da Saúde, no ano de 2011, com o intuito de valorizar experiências inovadoras no âmbito da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, dando visibilidade ao desenvolvimento desses projetos nos territórios e como eles contribuem para promover melhorias no cotidiano do trabalho em saúde.

Experiência Viva

por ESPPE Portal EAD - sexta, 1 set 2023, 08:34
 
O interesse de organização em redes vem se multiplicando e trabalhar em rede passa a ser uma exigência do mundo contemporâneo. Acompanhando essa tendência nasce a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, constituída por instituições públicas que se dedicam à formação em saúde pública, com o objetivo de propiciar a circulação de informações, a difusão de metodologias e o compartilhamento de saberes e práticas para enfrentar desafios comuns. Um espaço onde o exercício da aprendizagem recíproca se torna real.
F

Formação de Sanitaristas pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco

por ESPPE Portal EAD - sexta, 1 set 2023, 08:34
 
Esse livro se propõe a ser um exercício de sistematização da experiência do Curso de Especialização em Saúde Pública, executado pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (Oferta 2019- 2021). Escrito por todos os envolvidos na formação, em um registro reflexivo e afetivo, os capítulos são de autoria da equipe pedagógica ESPPE, discentes e docentes. A publicação tem como objetivo dialogar as experiências proporcionadas pela formação, realizar reflexões sobre os temas importantes para a Educação Permanente em Saúde e compartilhar os Projetos de Intervenções (TCC) formulados pelos estudantes das três turmas. Assim, o livro pretende, a partir da sistematização da experiência do curso, articular as vivências, o debate teórico e político relacionados à formação de sanitaristas.